sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SOBRE LIVROS

          Um novo livro de poemas nasceu. Assim como surgem os poemas, também surgem os livros. A partir da minha loucura pelo Ernesto Penafort, a meu ver, um dos melhores poetas desta terra. Tive
a ideia de desmembrar um dos seus magníficos poemas: "Calendário Interior".
          Transformei-o em dez dísticos e dois monósticos que funcionam como epígrafes dos sonetos shakespearianos, uma das estruturas preferidas do Ernesto. Para cada mês, um soneto.
          Os sonetos são uma continuação do pensamento do poeta. Uma afirmação nos dísticos e nos monósticos, segundo o meu desmembramento. Intitulei-o Ciclo, e, claro, é dedicado ao próprio Ernesto pelo grande poeta que é. O poema Calendário Interior vem na íntegra no final do livro.
       
          Eis alguns sonetos:





          ERNESTO PENAFORT

                                                                                        III
                                                                                                               sentindo março
                                                                                                               nó no cadarço
                                                                                                                                E.P.


                                                                                          sentindo março bem firme
                                                                                          bater à porta da casa
                                                                                         (o relógio que não atrasa)
                                                                                         e, com prazer, agora ir-me
                                                                                         seguir o sol do meu dia
                                                                                         para cumprir minha meta
                                                                                         por causa do grande poeta
                                                                                         quatorze reina a poesia
                                                                                         e o nó que outro vate trouxe
                                                                                         afrouxo do meu cadarço
                                                                                         pois, já é passado março
                                                                                         nesta vida a trouxe-mouxe
                                                                                                  e que venha o mês seguinte
                                                                                                  com sua senha, requinte!


VII
                              em vindo julho
                              no ar fagulho
                                                E.P.

em vindo julho sem folga
sem dia útil pro descanso
em teus dias úteis me canso
e esse teu mar me afoga
também, em ti, o meu fagulho
uma suave centelha
em tuas horas parelhas
onde, exótico mergulho
e vão se passando as horas
as horas formando os dias
e, seguem-se na porfia
até o mês ir embora
          para vir, enfim, agosto
          o mês duro do desgosto


                                                                                    IX

                                                                                                         feito setembro
                                                                                                         mais eu me lembro
                                                                                                                                   E.P.

                                                                                     feito setembro na trilha
                                                                                     mais eu me lembro da cor
                                                                                     azul que o poeta, com amor
                                                                                     dita, e do quanto ela brilha!
                                                                                     mais eu me lembro do AZUL
                                                                                     GERAL , primeiro dos livros
                                                                                     e que ainda hoje está vivo
                                                                                     em Manaus de norte a sul
                                                                                     e me lembro d'A MEDIDA
                                                                                     DO AZUL. Também de OS LIMITES
                                                                                     DO AZUL, que sem ter limite
                                                                                     comoveu-nos toda a vida!
                                                                                               mais eu me lembro do Ernesto
                                                                                               da sua poesia, estro!

                                                                                                                   Miguel de Souza


CALENDÁRIO INTERIOR

quando é janeiro
planto primeiro
em fevereiro
colho em paneiro
sentindo março
nó no cadarço
pondo-se abril
mão no fuzil
se o mês é maio
encho o balaio
e se faz junho
cerro o meu punho
em vindo julho
no ar fagulho
dando-se agosto
escondo o rosto
feito setembro
mais eu me lembro
o cinza rubro
cinzela outubro
já que é novembro
fogo em dezembro

                     Ernesto Penafort

Nenhum comentário:

Postar um comentário