sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SOB O VÉU DA AMIZADE

       
                                                       EVERALDO NASCIMENTO

          Encontrei-me com o poeta Everaldo Nascimento, meu amigo de tantas empreitadas e tantos projetos literários, como a Folha do Poeta: suplemento literário há quinze anos divulgando a poesia; CESPOE (Concurso Estudantil de Poesias) e tantos outros.
          Presenteou-me com uma coletânea poética: Poetas da Folha/Cartilha Literária/2014 do Projeto Cultural Boa Leitura! Onde figuram por lá: Manoel Assis, Ana Zélia, Amy Higgins Schneider, Israel Guerra, Nazaré Campos, Harlheinz Schneider, Isabelle França e o próprio Everaldo Nascimento.
          Tenho profunda gratidão ao poeta e compositor Everaldo Nascimento, por ter me inserido nos seus projetos e ter me dado asas para alçar meus rasantes voos literários. Lembro-me do CESPOE de 1999, onde classifiquei um soneto intitulado "Um doente", foi o meu primeiro texto publicado nas páginas de um livro. Como fiquei feliz! Depois vieram outros CESPOES, e a vida seguiu sua trilha.
          Costumo dizer que se existe alguém que merece ser homenageado nesta cidade é o Everaldo Nascimento, por ter sido o precursor nessa história toda de recitais nas escolas. Quando eu era aluno no meu tempo de ginásio nas escolas por onde estudei não me recordo de ter ido por lá, nenhum poeta famoso ou não, levar sua mensagem através da poesia, até mesmo pra incentivar os neófitos. Não tinham essa preocupação.
          Hoje, sinto uma ponta de orgulho por ter encabeçado juntamente com o Everaldo Nascimento, esse movimento literário tão importante nas escolas, e por ter seguido em frente com o CLAM.


CANTO

              Para Everaldo Nascimento

Vou tecer um soneto neste momento,
-e explicar o motivo deste canto-,
ao meu amigo Everaldo Nascimento,
cujos versos são magias e encantos.

Agradeço também aos bons ventos,
que me trouxeram vates tantos, tantos...
através do que estava no teu intento,
confortando-nos com o teu acalanto.

Foi por pensares sempre em conjunto,
que nesta caminhada estamos juntos,
para tentarmos publicar nossos versos.

E, quem sabe, no mais tardar dos anos,
possamos ver, enfim, os nossos planos,
realizados com bastante sucesso!

                                  Miguel de Souza

Um comentário:

  1. Grande MIGUEL, o prazer foi meu de poder contar com seus lindos poemas e com sua amizade. Grande Abraço! "Nunca é tarde demais para ser o que sempre se desejou ser" George Eliot.

    ResponderExcluir