sábado, 29 de abril de 2017

ALGUNS DIZERES SOBRE O POEMA: "POEMA BRASILEIRO" DE FERREIRA GULLAR


Introito de uma análise

“Lembrando que a interpretação de um texto -quando feita por uma só pessoa- é necessariamente imcompleta, isto é, aberta a complementação de novas e

enriquecedoras leituras do texto.” 


POEMA BRASILEIRO

No  Piauí de cada 100 crianças que nascem
78 morrem antes de completar 8 anos de idade

No Piauí
De cada cem crianças que nascem
78 morrem antes de completar 8 anos de idade

N Piauí
De cada 100 crianças
Que nascem
78 morrem
Antes
De completar
8 anos de idade

Antes de completar 8 anos de idade
Antes de completar 8 anos de idade
Antes de completar 8 anios de idade
Antes de completar 8 anos de idade

Ferreira Gullar


          O texto Poema brasileiro de Ferreira Gullar, é um poema de cunho social, tema bastante explorado em sua obra. O poeta transforma aquilo que poderia ser lido como uma mera notícia de jornal em poesia. É um poema em que a estrutura é fundamental  para a mensagem do autor. É trágico do ponto de vista humano... Já que o homem procura adiar a morte até às últimas consequências. Guarda certa semelhança com o poema O bicho de Manuel Bandeira, pois, em ambos, o descaso com a vida humana é visível.
          Observando o todo do poema, cheguei à conclusão de que o poeta desenhou o Brasil em seu texto. Pois a estrutura do poema imita o mapa do Brasil. O Piauí que é apenas uma parte desse País é colocado como exemplo de algo ruim que poderá se alastrar por todo o território nacional. Talvez por isso, a idéia do mapa do Brasil na estrutura do poema. A função da linguagem que antes era informativa é trasnformada em poética. , exatamente por causa dessa estrutura. O que ocorre também com os níveis da língua: de popular a literário.
          Há, no texto, certa alternância de vogais abertas e fechadas que contribuem para mais uma mensagem do escritor que está implícita nas entrelinhas do poema. Ex: No Piauí de cada 100 crianças que nascem / 78 morrem antes de completar 8 anos de idade. O que me leva a entender que segundo o autor, há pessoas lucrando com a desgraça daquela gente. enquanto outros choram suas mortes, eles riem dessa desgraça, um fator político, infelizmente.
          O texto Poema brasileiro faz parte da obra Dentro da noite veloz de Ferreira Gullar, que foi escrito entre os anos de 1962 a 1975, e que infelizmente continua atual. Como um poeta que tem compromisso com a verdade, Ferreira Gullar não se absteve em mostrar as mazelas do seu tempo em sua obra.

2 comentários:

  1. Olá adorei a analise, só não entendi a parte da estrutura do poema imitar o mapa do Brasil. Se puder me responder explicando seria ótimo! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desenhe uma linha desde a primeira frase até a última, contornando o poema e verá um esboço do mapa.

      Excluir