domingo, 7 de maio de 2017

HAICAI



O haicaista deve estar sempre atento às coisas da natureza. Pois a qualquer momento poderá ser brindado com esta arte criada pelos japoneses, mas não deve ir de encontro a ele, como se percebe em alguns. O haicai acontece naturalmente e deve ser captado pelo haijin no momento exato. Por exemplo: certa feita vinha eu de moto num lugar onde havia muitas mangueiras e vislumbrei a queda de uma manga a se espatifar no chão, de súbito o haicai se apresentou a mim:    
                                                                                               
          Dura recepção:
  A manga madura sangra
  No asfalto do chão.

Outro dia presenciei uma cena que estava adormecida dentro de mim. A libélula se contorce e fica igualmente a um “c”, para molhar a sua cauda. Quantas vezes fui testemunha desse episódio no meu tempo de guri, e tinha me esquecido de tal alumbramento. Ao perguntar sobre o porquê daquele movimento, responderam-me que ela estava lavando a bunda. Pronto, o haicai estava feito.

Libélula afunda
A cauda n’água! E o homem malda:
-Tá lavando a bunda!             

N’outra ocasião, assistindo a um documentário, mais uma cena adormecida despertou em mim um haicai. O galho da árvore tremendo após o voo do pássaro. Como um garoto interiorano, foram muitas as vezes que presenciei tal cena. Mais uma vez sou brindado pela natureza com mais um haicai.

           Galho treme após
O vôo do silente pássaro.
 Momento sublime!

Estou contando essas coisas porque esta semana fui testemunha de mais uma cena que me sugeriu um haicai. Assisti a queda de um cupuaçu e fiquei ali, contemplando o balançar do galho. Algo ao alcance de qualquer ser humano, mas só o poeta ou o haijin, que olha pra tudo com um olhar diferente, pode captar disso tudo poesia ou haicai.

Balançar de galho:
No vão entre árvore e chão,
Cupu sem atalho.

                                                                                                            Miguel de Souza


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário