segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CONTO E HAICAI

     A minha leitura do conto "A PEDRA" do contista Max Carphentier, que está inserido no livro "VITRAIS DA BUSCA", resultou num haicai. O conto me chamou deveras atenção, pela forma com a qual ele foi descrito. Ele narra a trajetória de uma pedra atirada por alguém em direção a uma estátua. Mas a pedra muda no decorrer de sua trajetória o seu itinerário, tendo com isso, um fim trágico. Vamos a ele:

A PEDRA

     Sou uma pedra atirada na direção de uma estátua. Quando atingir o tranquilo objeto pousado sobre a lareira, cumprir-me-ei, no âmago da arte, estilhaçando mármore vivido. Sou  pedra frugal contra pedra emoção transfigurada. Não cabe comentar as origens do gesto que me desferiu, da mão que me fez seta contra o alvo. Mas, não sou descuido,  sou morte. Foi minha funda um coração de ódio. Estou no espaço e a velocidade insana que me move relembra minha ancestralidade vulcânica. Assumo, sem querer, o desatino de quem me lançou. Cresce cada vez mais a estátua diante de mim, a inocência parada, a nudez santificada. Mas, que estou fazendo? Como posso cumprir o gesto que quer destruir uma das mais nobres formas da minha espécie, uma estátua? Aliás, aquela que espera meu golpe mortal, olhando-me de frente, é minha irmã, no seu interior parece-se comigo, embora possua a face revelada da beleza. No início de tudo talvez até tenhamos estado bem juntas, na lenta e polimorfa evolução das rochas. Como posso quebrá-la sem ferir-me? Fiel à nossa origem comum, não poderei violentar, sem corromper-me, o estágio feliz que a incorpora. Aproximo-me velozmente. Sinto, no entanto, que não poderei continuar na mesma direção. Surpreendo-me em pleno instante de pedra redimida. Devo salvá-la, frustrando a perversa e exata trajetória em que viajo.  Meio metro apenas nos separa: sinto seu pulsar de estátua a comover-me, e esforço-me no desesperado afã de desviar-me.
     E na sala do chalê, naquele outono, não percebeu ninguém que, na lareira, uma pedra morria ardendo em chamas e uma Vênus intacta soluçava.


                                             Max Carphentier


     Já no que concerne ao haicai, há um contraponto no seu desfecho, pois a pedra chega ao seu objetivo final que seria atingir a estátua.


HAICAI

Uma pedra-seta:
Atinge em cheio uma esfinge,
Cumpre sua meta.


                                              Miguel de Souza


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário