quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ESCREVER...

Certa vez o meu amigo Rogério Machado me perguntou a razão dos meus poemas. Não soube o que dizer. Mas agora, resolvi responder com este soneto:

MOTIVO

Escrevo para quem não sabe ler
as tais deformidades deste mundo,
onde todos nós somos moribundos,
e, muita gente aí, só quer ser!

Escrevo para aqueles que, sem ter o
poder de discernir, lá no fundo,
estão propensos à ira, e iracundo,
disseminam o ódio, sem saber!

Escrevo para vós, oh, seres vis,
que dividem o Brasil em brasis,
e pousam seu intelecto lá no cume...

Escrevo para nós, os mais rasantes,
apesar destas mentes tão brilhantes,
nós não chegamos lá. Será Ciúme?

Miguel de Souza


TEXTO DE APOIO


RAZÕES

Escrevo pra não pensar no medo,
Por não ser nem tarde nem muito cedo,
Para provar dum sentimento misto...
O que é que tem de tão errado nisto?

Pra fazer companhia ao meu papel,
Escrevo o que desejo em linhas tortas;
Pra zelar feliz, as pessoas mortas,
Por querer ser um pássaro no céu.

Simplesmente continuo escrevendo,
Por não estar ganhando nem perdendo,
E somente por sentir que eu existo!

Escrevo pra completar minha história,
Fazer da minha vida minha glória,
E por ninguém ter a nada a ver com isto.

Giovana Neiva Bilotta
Palavra viva / 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário