sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UMA RESPOSTA

     Quando saiu a antologia do CLAM em 2008, éramos todos inexperientes em livros é bem verdade. Mas, quando pus os olhos nos meus dez poemas ali editados fiquei contrariado com o que vi, pois haviam mexido na estrutura dos sonetos Shakespearianos, todos em redondilha maior escolhidos a dedo para aquela edição. O soneto "PRESENÇA EGRÉGIA" foi transformado num rondel, não nessa estrutura que anda por aí, não. Mas, naquela que Luiz Bacellar nos ensinou muito bem, no seu "SOL DE FEIRA." Na primeira oportunidade que tive, respondi em forma de poema, mostrando toda a minha indignação pelo ocorrido!

UMA PILHA!

Não desarrumem meus poemas,
oh, senhores doutos no assunto!
O soneto inglês é junto,
como juntas são as algemas.
Não quis compor um rondel;
o rondel conta outra métrica,
com a mesma ordem numérica
dos versos dispostos no papel.
Mas, em diferentes estrofes:
uma oitava e uma sextilha.
Ah! Isto me deixou a pilha,
a fim de expor todos bofes
     dos que mexeram no texto,
     não sei com que pretexto.    

                            Miguel de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário