sábado, 13 de outubro de 2018

MAXIMÍNIMAS - SONETOS SOBRE AFORISMOS


Já está no mercado o meu segundo livro de poemas: maximínimas - sonetos sobre aforismos. São sonetos sobre aforismos que andei colhendo a partir dos aforismos de "Meu ovo esquerdo", livro de Dori Carvalho, "O avesso das coisas", de Carlos Drummond de Andrade e aforismos de autores universais.

MIGUEL DE SOUZA se propôs um divertido jogo dos mais sérios. Após ler livros de aforismos dos poetas Dori Carvalho e Carlos Drummond de Andrade, ele foi tomado por uma vontade-necessidade de escrerver clássicos sonetos que exibissem sua própria leitura dessas máximas tão singelas. São interpretações com toques espirituais, religiosos, políticos, de humor e filosofia, que refletem como as frases o atravessaram. Ele cita uma simples máxima do poeta em questão, para depois tecer seus sofisticados versos, rimados e metrificados, comentando-os. Os comentários, porém, não esgotam as possibilidades de interprertação, ao contrário: abre portas não óbvias, que indicam caminhos incomuns, que podem ser objetos de outros caminhos, numa sucessão que somente as obras de arte podem produzir. Diante da máxima de Drummond "Não é difícil ser amado por duas pessoas; difícil é amar as duas", por exemplo, ele tece versos como "[...] Mas, ser amado em dose dupla, / não sentiria, eu sei, nenhuma culpa / por isto. E as duas , eu não as amaria. [...] Já sou compromissado co'a poesia."
O poeta ainda conta com outras máximas de outros escritores, ótimos frasistas, como Clarice Lispector, Fernando Pessoa ou Oscar Wilde, para se inspirar, num resultado múltiplo. Um livro que é, no mínimo, o máximo. Impressionado com a potência poética de frases definitivas de autores como  os poetas Carlos Drummond de Andrade e Dori Carvalho, Miguel de Souza resolveu "responder" ao chamado - das musas (despertadas pela altura dos aforismos), ou dos próprios adágios, que lhe inculcaram questões e sugeriram caminhos. O poeta, então, traçou as famosas estrofes em 4,4,3,3 versos do soneto clássico (todo metrificado e rimado) para dar sua contribuição para a fortuna interpretativa e apontar outras trilhas bem pessoais e frutíferas.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário