quinta-feira, 13 de agosto de 2015

RENÚNCIA

          O CLAM (Clube Literário do Amazonas), na pessoa do seu presidente, o poeta Miguel de Souza, vem a público tornar-se solidário ao escritor Zemaria Pinto, pela carta aberta postada em seu blog no último dia 10, ao presidente da Academia Amazonense de Letras.
          Na função de Diretor de Eventos Culturais, Zemaria Pinto vinha até então construindo um trabalho muito importante, abrindo as portas da A.A.L ao público com o Sábado na Academia: uma série de palestras sobre os patronos. E o Sarau na Academia sempre com um bom número de pessoas. A terceira edição contou com a participação dos poetas do CLAM  com recorde de público. Foram mais de 140 pessoas.
          O que me chamou a atenção no Sarau na Academia foram os convidados. dificilmente tinha por lá alguém de renome. Eram sempre artistas voluntários do teatro, da música, acadêmicos, professores, escritores, enfim... Gente que faz a coisa com amor e talento. Em seu blog, Zemaria explana sobre o motivo da renúncia. Vide:
                   
                   causou-me espanto e profunda decepção ver estampado no folder da série dos patronos as logomarcas da                              SEC e da ManausCult - acompanhadas da informação de que todos os eventos da Academia deverão, de                                ora em diante, estampar as referidas logos.
                        As subvenções que a A.A.L recebe desses órgãos destinam-se ao custeio da instituição. Associar essas                                     subvenções a eventos onde os profissionais participam de forma voluntária é tripudiar sobre os eventos e                             sobre os profissionais, que, ao aceitarem nossos convites, o fazem para a Academia, e não para aqueles                                   órgãos, que promovem  megaeventos pagando muito bem por eles.

          Por estas informações acima que eu, na condição de presidente de um Clube que exerce um trabalho há mais de 10 anos nesta cidade, mantendo-o com recursos próprios, venho demonstrar apoio e solidariedade ao escritor Zemaria Pinto pela atitude.

                                                            Miguel de Souza
                                                                Presidente
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário