segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DIA DO ESTUDANTE

          O meu histórico escolar daria uma novela. Foram tantas idas e voltas que até perdi a conta. E ainda não foi dado por concluído. Mas a história que vou narrar é a história de um poema que não aconteceu. Ou melhor, que não teve seu objetivo para o qual ele foi composto.
          Numa dessas voltas, estava concluindo o antigo primeiro grau, o que hoje seria o ensino fundamental. Ficou acertada a composição de um poema para ser lido por mim no dia da formatura. Pois bem, o poema aconteceu. Primeiramente voltar o pensamento para o tema, começava aí o introito, o nascedouro. Depois a matéria da composição: falar sobre o quê? Era preciso escolher algo, alguma coisa, palmilhar um caminho onde eu pudesse homenagear a todos. Nada fácil a missão do poeta.
          Foi quando percebi que a borracha seria esse caminho, por ser ela tão ativa. Vocês já perceberam que ela some do nada e é preciso procurá-la! E a sua função de apagar e ir sendo consumida por isto? Enfim, estava aí um prato cheio para a composição do poema. E assim aconteceu.
          Porém, tudo certinho. Poema composto, dia de festa, guloseimas, salgados, e... Cadê o Miguel com o bendito poema para homenagear a classe? Todos se perguntavam. E nada! O Miguel não apareceu. Nem Miguel, nem poema. Adoeci logo no dia da formatura. Peguei dengue e infelizmente não pude homenagear os meus colegas de classe com a leitura do poema.
          O poema ficou engavetado esse tempo todo. Talvez por ter sido encomendado, não sei. Acho sempre que os poemas encomendados não são meus, e quando pretendo usá-los, preciso pedir permissão de quem o encomendou. Mas como estamos em agosto, e no próximo dia 11, é o dia do estudante, resolvi fazer esta homenagem, não só àqueles alunos daquela extinta classe. Mas a todos
os alunos do Brasil. Parabéns!






                                                                   A BORRACHA

                                                                   Borracha que apaga
                                                                   o erro da escrita
                                                                   Que apaga qualquer
                                                                   palavra: feia ou bonita.
                                                                   E com isto te desfaz!
                                                                   É triste tua sorte
                                                                   o teu jeito de morte
                                                                   desfaz o que se faz.
                                                                   Se eu fosse tu, borracha...
                                                                   Apagaria a morte
                                                                   apagaria a guerra
                                                                   apagaria tudo de ruim
                                                                   que minha vista encerra.
                                                                   Apagaria o ódio
                                                                   apagaria a fome
                                                                   apagaria tudo de mau
                                                                   que minha vista consome.
                                                                   Se eu fosse tu, borracha...
                                                                   Só não apagaria a vida
                                                                   eu não apagaria a paz
                                                                   e não apagaria tudo de bom
                                                                   que minha vista apraz.
                                                                   Só não apagaria o amor
                                                                   eu não apagaria a bonança
                                                                   e não apagaria o bem
                                                                   o riso das crianças.
                                                                   Mas és imparcial:
                                                                   assim como apagas o bem
                                                                   apagas também o mal.
                                                                   Queria que tu, borracha
                                                                    nesta minha vida
                                                                    apagasse os meus erros
                                                                    apagasse minhas falhas
                                                                    apagasse meus dias difíceis
                                                                    e tudo quanto me atrapalha.
                                                                    Apagasse minhas raivas
                                                                    apagasse meus transtornos
                                                                    apagasse meus tédios
                                                                    tudo isto sem retorno.
                                                                    Queria que tu, borracha
                                                                     nesta minha vida
                                                                     só não apagasse os acertos
                                                                     só não apagasse as virtudes
                                                                     só não apagasse os dias bons
                                                                     e as melhores atitudes.
                                                                     Só não apagasse a felicidade
                                                                     só não apagasse as harmonias
                                                                     só não apagasse as opções
                                                                      e nunca, a poesia.
                                                                      Mas tu, borracha
                                                                      além de tanto apagar
                                                                      ainda encontras tempo
                                                                      para brincar!
                                                                      -Brincas de esconde-esconde.
                                                                      E quem te procura:
                                                                      -Mas onde estás?
                                                                      -Onde?
                                                                      Uma coisa só te peço
                                                                       neste meu lamento:
                                                                       Não apagues, por favor
                                                                       o meu feliz momento!

                                                                                 Miguel de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário