quinta-feira, 19 de março de 2015

SOB O VÉU DA AMIZADE

          Quando soube que a minha amiga Márcia Wayna Kambeba fixaria residência em outra plaga, disse a ela que Manaus ficaria mais pobre sem sua presença. Depois, pensei melhor e aproveitei essa frase transformando-a em verso para uma singela homenagem em forma de poema a ela. O que não poderia imaginar é que o poema fosse parar no seu livro "AY KAKYRI TAMA (EU MORO NA CIDADE), e que eu fosse fazer parte numa pequena participação especial no mesmo juntamente com Eylan Lins e Leon Levi, todos do CLAM. A Márcia Kambeba é surpreendente!
          O poema tem a estrutura de um soneto em redondilha maior com cesuras em 4/7 e 5/7. O verso "Manaus ficará mais pobre" foi usado como suporte para a chave-de-ouro.

NOBREZA

Ao longo do tempo, no aço-
-reflexo do nosso espelho;
permanecerá fedelho,
como um quentíssimo abraço,

o meu sentimento lato!
Por essa voz maviosa,
pela presença gostosa,
porque tens o jeito exato

de espargir as vibrações,
de emoldurar as retinas,
por ser, talvez, tua sina,
cingir nossos corações!

Manaus ficará mais pobre,
sem tua presença nobre!


In:Ay Kakyri Tama = Eu moro na cidade
Márcia Wayna kambeba - Manaus
Grafisa Gráfica e Editora, 2013.
P. 69

Nenhum comentário:

Postar um comentário