sábado, 10 de janeiro de 2015

DOIS SONETOS SOBRE OS CARAPANÃS

A MÚSICA DO CARAPANÃ

À noite o sono teso me incorpora.
E lá vem ele, num voejo ágil,
com sua música irritante, frágil,
a me aborrecer todo nessa hora.

A melodia, a mesma que decora,
como se fosse espécie de plágio...
Não há nela nenhum apanágio,
nenhuma diferença sonora.

Uso das mãos..., não para bater palmas,
e em vez de... para tentar esmagá-lo,
por ter tirado há muito minha calma!

E quando, enfim, consigo surpreendê-lo,
na tentativa de tentar matá-lo,
olho meu sangue sem poder bebê-lo!


                                                                    CARAPANÃ SEM NOÇÃO

                                                                    Não é noite nem nada, e lá vem ele,
                                                                    com o seu canto tanto quanto rude
                                                                    aos meus ouvidos, pena que não pude
                                                                    esmagá-lo por ter picado a minha pele,

                                                                    e ter sugado assim meu sangue..., aquele
                                                                    reles, vil e deveras amiúde!...
                                                                    Com a cantata como quem ilude
                                                                    ao manso, estapafúrdio ofício dele!

                                                                    E lá vem, pela mansidão do quarto,
                                                                    a extrair o meu sangue igual a um parto,
                                                                    para a satisfação com afã...

                                                                    Quando sentir a leva picada,
                                                                    preparo logo uma fatal palmada,
                                                                    mas escapou de novo o carapanã!


                                                                                             Miguel de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário