sábado, 18 de junho de 2016

SOBRE LIVROS

Meu ovO esquerdo – aforismos ou (desaforismos) como disseram alguns, é um dos livros mais interessantes lançados em Manaus nos últimos tempos. Nele, Dori Carvalho exprime toda a sua criticidade numa maneira muito inteligente de dizer. Com frases concisas e enxutas, o poeta vai extraindo do cotidiano suas sacadas maravilhosas, com seu ponto de vista peculiaríssimo.
Como:
10
Erasmo de Rotterdam elogiou
a loucura, Lafargue, o direito
à preguiça e nós, a conquista
da idiotice.
   
23
Hoje, vejo tudo Nietzchedamente.

28
Kant lá que eu canto cá.

85
Às seis horas da tarde, quando
no céu não é noite nem é dia,
o Criador olha para a sua criação
e chora; de arrependimento.



Meu ovo esquerdo é uma
Homenagem aos oprimidos.
Uma defesa do ovo esquerdo,
Que sendo menor e ficando
Um pouco abaixo, sempre foi oprimido pelo direito.
O ovo é símbolo da resistência dos
Massacrados e esquecidos (risos).
Minhas sinceras verdades cruas, minhas
Emoções verdadeiras e nuas.
Estes escritos não são pedras preciosas,
Não são pérolas, são pedras lascadas. Desaforos
Levados pra casa.

Dori Carvalho – na contracapa de ”O meu ovo esquerdo”.

Além de citações de grandes pensadores universais:
Posso resistir a tudo,
Menos à tentação.
                                                        Oscar Wilde

O homem que se vende
Recebe sempre mais do que vale.
                                          Barão de Itararé



Democracia é quando eu mando
em você, ditadura é quando você
manda em mim.
                                                    Millôr

Ainda contamos com as palavras de leitores ilustres que deram seus pitacos sobre o livro:
Aforismos breves e fascinantes,
Pequenas grandes descobertas, tais
Quais as de Colombo...
                                                 Jorge Bandeira
                                                 historiador e teatrólogo

meu novo Cioran... está
simplesmente genial. Têm alguns
aforismos de morrer de rir.
                                            Simão Pessoa
                                            Escritor

Os desaforismos de Dori Carvalho
E suas idiossincrasias no seu “ovo esquerdo” são uma resposta contra a tirania e a barbárie! Suas observações são achados poéticos e filosóficos que exorcizam fantasmas! Seus desabafos, pensamentos e críticas rompem com a letargia da alma, para arrancar do espelho verdades inaceitáveis! Suas obviedades são como limão azedo, necessário à purificação do sangue!
Tudo para mostrar, além dos fios de alta tensão, a lua que nos recusamos a ver!
                                                                                                                       Regina Melo

                                                                                                            escritora e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário