terça-feira, 17 de junho de 2014

SOBRE POEMAS


                                                                        GADI


                                                                      POEMAS

                                                                      Poemas que não foram lidos
                                                                      Poemas que foram esquecidos
                                                                      poemas rabiscados
                                                                      Rasgados
                                                                      Dilacerados
                                                                      Perdidos
                                                                      Poemas... de uma noite sem fim
                                                                      Que falam de uma vida não vivida
                                                                      Que trago dentro de mim.

                                                                                                                     Gadi
                         

ANÁLISE

          Este poema aborda a questão do próprio poema antes da escrita, é algo que não chegou a acontecer, e que foi descartado pelo poeta antes de sua concretização. Trata-se, portanto, de metapoema, porque o poeta está se referindo ao próprio poema em seus versos. Lembrou-me de relance o poema "Emergência" de Mário Quintana, não só pelo tamanho dos textos, mas pela temática proposta pelos poetas. Enquanto Quintana se refere ao poema feito. Gadi fala do poema que está por ser escrito ainda. Por isso, há certo diálogo entre ambos.
          O poeta é sintético, elabora seu texto com palavras que, ao que me parece, passaram por uma bateia, antes de irem deitar-se na superfície do poema. Palavras como: "esquecidos", "rabiscados", "rasgados", "dilacerados", "perdidos", dentro do texto viraram sinônimas, dando assim nuances de grandiosidade dentro de sua construção. A concisão do poema encaixa o mesmo dentro das características minimalistas. É o dizer muito com poucas palavras.
          O poeta inicia seu texto fazendo uso das figuras de sintaxe ou de construção como a anáfora, por exemplo, que consiste na repetição intencional de termos ou expressõe no início dos versos de um poema. Vide: POEMAS que não foram lidos/ POEMAS que  foram esquecidos/ POEMAS rabiscados [...]. E, há também, em seguida outra figura de construção, a zeugma que é a omissão de um termo citado anteriormente, pois sua repetição seria desnecessária. POEMAS rabiscados/rasgados/dilacerados/perdidos [...].
          No plano fônico do poema, temos aí um casamento perfeito entre a ideia do tema proposto e a mensagem do texto, já que palavras como: "poemas", "não", "foram", "lidos", "esquecidos", "noite", "fim", "vida", "vivida", "dentro", "mim", se antepõem a: ""rabiscados", "rasgados", "dilacerados", "trago". Aquelas, por serem palavras com vogais fechadas, dando um tom funesto ao texto. E estas por traduzirem alegria, ao terem as vogais abertas. isto encerra um misto de alegria e tristeza que muito contribui para a qualidade do poema.
          Este poema desse "garoto prodígio" que é o Gadi, tem tudo a ver com a época atual que vivemos na literatura, pois o texto é construído com apenas nove versos, e se encaixa bem naquela poesia que Oswald de Andrade nos apresenta no seu "Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswad de Andrade". E que eu chamaria também de poema Oswaldiano. Nada mais justo.
          Os três últimos versos do poema: "poemas... de uma noite sem fim/ que falam de uma vida não vivida/ que trago dentro de mim", é o desfecho da mensagem. Aquilo que no soneto chama-se chave-de-ouro. O poeta faz uso da antítese para a mensagem do texto. Ora, sabemos que para escrever, o poeta traz no corpo do texto a verdade, pois poesia tem compromisso com a verdade, é a vivência do poeta ante a vida. Até por isso, o poema não acontece, pois o texto fala de uma vida não vivida.
       

2 comentários:

  1. Belíssima analise. O texto produzido à luz de um momento literário primoroso em que todos nós, juntos vivenciamos, trás, na investigação do crítico e poeta Miguel de Souza, não só os levantes estruturais da teoria literária, mais o próprio vigor fascinante que provoca o despertar de sentimentos fantásticos, muitas vezes adormecidos em cinzas almas. Parabéns, professor!

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    1. Esses textos que venho tantando analisar têm um valor grandioso para mim meu caro Eylan, por isso tomo a liberdade, como curioso que sou, de procurar descobrir, segundo meus estudos, aquilo que fica nas entrelinhas e que passa despercebido na ótica daquele leitor raso que só se preocupa com a parte extrínseca do texto. Obrigado pelo comentário.

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