domingo, 3 de julho de 2022

O MENINO E O TEMPO

Um dia desses eu tive um sonho,
um sonho desses que já não se sonha mais... 
Um dia desses eu me senti menino.
Eu subi na árvore e fiz travessuras.
Um dia desses eu fiquei mais velho.
Eu desci da árvore. Eu deixei de sonhar.

Manoel Assis 


Discorrendo sobre o poema:

Vejo neste poema a árvore como metáfora da própria vida. Quando o poeta diz: "Eu me senti menino." Isto nada mais é do que o ato de nascer, de sentir o peso da matéria e alarmar ao mundo num choro, pedindo leite! "Eu subi na árvore e fiz travessuras.", em outras palavras: eu embarquei nesse transporte que é a vida. E fica nítida a ideia do poeta quando ele diz "e fiz travesduras", ora, senhores, quem faz travessuras, a não ser a criança? E o poema é duro e cruel como é a vida: "Um dia desses eu fiquei mais velho". Passagem do tempo, passagem da vida... em tão belos versos o poeta fala da velhice de uma forma tão doce que chega a emocionar! "Eu desci da árvore,". Eu deixei, por fim, esse meio de transporte que é a matéria, não se esqueçam que árvore e corpo são feitos da mesma matéria-prima, a terra. "Eu deixei de sonhar". A morte propriamente dita. O poeta não morreu, deixou de sonhar. Ora senhores, o poeta ameniza as dores da vida de uma forma tão romântica que chega a nos deliciar num ato tão dolorido para todos que é a própria morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário