sábado, 1 de março de 2014

RANKING DOS CINCO SONETOS MAIS LIDOS NO RECANTO DAS LETRAS

5. O VERSO DA VIDA

    O tempo me escande a vida.
    Espero que seja longo o
    verso, fartamente oblongo,
    para esta missão cumprida!
    O tempo sem nós é nada!
    Não pode cumprir o ofício,
    ou em raios de solstícios,
    declinar-nos na jornada!
    O tempo não passa; nós
    é que passamos por ele!
    E, apesar do poder dele,
    ele não nos é algoz!
         Porque nasceu para a perda.
         Do tempo, é o que se herda!


4. MUDANÇA

   Era bonita, sensual, formosa!
   Tinha na face, os olhos de azeviche,
   graúdos, negros quais se fossem piche,
   e um olor natural, igual às rosas...

   Era, por todos, tida qual gostosa!
   De todos homens, era o mor fetiche,
   mas fazia de tudo grã pastiche,
   ignorava-os, pisava-os, melindrosa!

   Hoje, olho pra ela, com tamanha dor,
   aquele ser esnobe, está um horror,
   a mendigar carinho... E isso é triste!

   Quem antes só vivia com orgulho,
   o tempo a transformou nesse bagulho,
   e agora, ela é que é a vítima de chiste!


3. A FELICIDADE DOS OUTROS

    No decorrer do tempo pela vida
    Tenho visto a felicidade dos outros
    A correr pelos prados como potros
    E de tanta alegria revestida!

    E eu, com a minha solidão, solto
    A tecer amarguras mil vividas
    Vou curtindo a experiência renhida
    De, no amor, ser um homem indouto!

    Vou sentindo por dentro... Ora veja!
    Uma ponta (in)significante de inveja
    Que nem a mim, nem a ninguém cabe.

    Mas quem sabe, se um belo dia, enfim
    Eu possa ter também alguém pra mim
    E esta solidão toda se acabe.


2. ÓTICA ALHEIA

    Olho para o impossível mundo mítico,
    pela ótica dos homens que, sem ética,
    levam as suas vidas bem patéticas,
    como se fossem vidas de políticos!

    Longe, bem longe de ser mirifico!
    Sem todas essas concepções estéticas,
    existentes em várias obras poéticas!
    Sinto asco desses homens mui raquíticos,

    que chegam a inclinar as mentes vastas,
    e reverenciar os iconoclastas,
    por essa posição diante à vida!

    Prefiro seguir firme meu caminho,
    no labor pela estrada, vou sozinho,
    com parco soldo nesta dura lida!


1. DIÁLOGO COM A VIDA

   Às vezes quero mirar outro alvo!
   E me dizes não! E apontas minha seta
   O destino a seguir, a minha meta
   Que hei de atingir, embora tarde, calvo.

   Às vezes quero seguir outra seta!
   E me dizes não! E apontas qual o meu alvo
   O porto aonde aportarei firme, salvo!
   E  farei uma carreira de menor poeta.

   Às vezes sinto-me num desnorteio
   Sem direção, sem bússola, sem freio
   E esqueço que és feita um timoneiro

   A guiar os meus passos como seta
   porque me deste a honra de ser poeta
   E desta prole ser o pioneiro.

                                   Miguel de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário